marque sua consulta via whatsapp ou telefone
(85)98218-6118 / (85)3133-8700

Exames

Avaliação e Programação de Marcapasso

Exame realizado em pacientes que possuem marcapasso. Por meio do procedimento, o médico avalia o funcionamento do aparelho, podendo ser realizados ajustes e também o momento exato de trocar o marcapasso.

HOLTER

Exame que permite avaliar o ritmo e a frequência cardíaca em um período de 24 horas e detecta as alterações do ritmo cardíaco durante as atividades normais do dia a dia, através de elétrodos aplicados no tórax e ligados por fios a um pequeno gravador, transportado na cintura do paciente. Após as 24h, o equipamento é retirado e o registro analisado pelo médico.

M.A.P.A.

A Monitorização ambulatorial de Pressão Arterial mede a pressão arterial a cada 20 minutos durante 24 horas, para obter o registro da pressão arterial durante o sono. Além disso, o procedimento analisa eventuais sintomas de tontura, dor no peito, desmaio e, ainda, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

M.R.P.A.

A Monitorização Residencial da Pressão Arterial registra a pressão arterial do paciente em um período de quatro dias, através de um aparelho que registra os valores da pressão de forma precisa, durante a rotina diária da pessoa.

Eletrocardiograma

Registra a atividade do coração do paciente em repouso através de um monitor de vídeo ou em papel e tem como objetivo analisar as alterações nos batimentos cardíacos, zonas de infarto, isquemia e aumento de cavidades, através de medidas dos impulsos elétricos.

Teste Ergométrico

O exame é realizado enquanto o paciente se exercita em uma esteira, com o objetivo de mostrar a atividade do coração durante o exercício e identificar sinais de isquemia. O teste oferece dados sobre o funcionamento cardiovascular quando submetido ao esforço físico e avalia a capacidade de os vasos do coração aumentar o fluxo sanguíneo conforme a intensidade do esforço.

Ergoespirometria ou Teste Cardiopulmonar

Teste que registra o maior valor de oxigênio consumido pelo organismo, durante o esforço físico e as faixas de batimentos cardíacos que determinam o limite de atividade que a pessoa pode suportar, sem sobrecarregar o coração e os músculos. No exame ainda é possível verificar o gasto calórico correspondente.

Espirometria

Realizada para medir o volume e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. Além disso, o exame mede o consumo de oxigênio na respiração e, dependendo dos resultados, é possível diagnosticar diferentes complicações, tanto do sistema respiratório como em outras partes do corpo.

Ecocardiograma

Exame que produz, por meio de uma ultrassom, imagens do coração através de modernos aparelhos, com o objetivo de diagnosticar doenças do coração. Com o procedimento é possível avaliar o estado do órgão, verificar irregularidades, verificar o fluxo de sangue nas válvulas e em vasos do coração.

Doppler em Geral

Especialidade que utiliza ondas sonoras para criar imagens e sons do fluxo sanguíneo das suas artérias e veias, tornando possível detectar estreitamentos, entupimentos das artérias, ou coágulos de sangue nas veias. O exame por ser realizado no pescoço, pernas e braços, além de também ter utilidade em todos os casos em que seja importante checar o fluxo sanguíneo, como por exemplo, na placenta e vasos umbilicais, durante a gestação.

ITB

O Índice Tornozelo-Braquial, também chamado de ITB, é um exame que avalia a pressão sanguínea na parte inferior da perna ou no tornozelo e a pressão sanguínea do braço. A especialidade pode indicar doenças nas artérias periféricas, ocasionadas muitas vezes por entupimentos com o colesterol ou que endurecem devido à calcificação.